Quem Somos

Missão

O Instituto Vida São Paulo, é uma ONG (Organização não Governamental), que tem por missão desenvolver a igualdade social e tem como uma das suas principais ferramentas a Educação infantil, pois , entendemos que proporcionando uma educação de qualidade e garantindo uma estrutura básica as crianças em seus primeiros anos de vida criaremos estimulos positivos que este sujeito de direito carregar é para o resto de sua vida, sendo um multiplicador destas ações.

​Edson Francisco de Santana
Presidente

Considerações Finais

O Instituto Vida São Paulo, surgiu da organização dos moradores do Bairro de Guaianases, com o objetivo de atender as crianças e adolescentes, que não tinham com quem ficar enquanto seus pais trabalhavam. Esta organização, teve como ação política fundamental a reivindicação de atenção do podere público para a implementação de políticas públicas essenciais para esta região que durante muito tempo ficou conhecida como "bairro dormitório". Isto porque o bairro surgiu de aldeamentos indígenas e dos trabalho do Jesuítas em catequisa-los.

Após a extinção total dos índios, as terras passam a ser lotes particulares dos "brancos". Guaianases localiza-se no extremo leste de São Paulo, foi apontado como um dos bairros mais carentes da cidade, ao lado de Jardim Ângela, Grajaú, Pedreira, Jadim São Luís e Jardim Helena. Isto porque desde seu ínicio não houve investimento em infraestrutura, ao contrário, com um crescimento lento, no ínicio a região era ponto de parada e pousada dos viajantes, ao longo dos anos foram se instalando olarias e alguns anos depois deu-se a chegada da Estrada de Ferro Norte e, só em 1948 foi oficialmente batizado de "Guaianases" (nome da tribo que habitava a região). De acordo com dados da Fundação Seade em 2000, 60,2% dos chefes de famílias recebiam no máximo três salários mínimos. Mais de 15% dos 400 mil moradores viviam em regiões de ocupação, índice superior ao total do município (11%). O analfabetismmo era de 7,7% quando a média da cidade era de 4,88% e as taxas de defasagem escolar também são altas, muito embora, de acordo com a subprefeitura de Guaianases, não faltem vagas nas escolas municipais. Outro dado alarmante, diz respeito a pesquisa realizada pela Fundação Seade divulgada em 2004, que colocou o Bairro entre os distristos como maior número de homícidios da capital, superando 85 para cada grupo de 100 mil habitantes.

A média da cidade ficou em 47, e os distristos menos violentos registraram números abaixo de 7 homícidios. É neste cenário de pobreza e exclusão, que infelizmente se estende a Cidade e ao Estado de São Paulo, que a preocupação central do Instituto Vida São Paulo com as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilizade social e com suas respectivas famílias, toman-se prioridades de Trabalho. Desta forma com o passar do tempo, o Instituto foi se expandindo para outras regiões de São Paulo e, em março de 2007 surge o Centro Educacional Infantil Eugênio Santana, com atendimento para 75 crianças no distrito de Itaquera. Neste mesmo ano outros Centros foram conveniados em outros dois distritos de São Miguel Paulista e Itaim Paulista. Todos conveniados com a Prefeitura Municipal de São Paulo. Em 2009 foi aprovado pelo FUMCAD/CMDCA São Paulo, o Projeto "De volta para o Futuro", objetivando a sensibilização e a formação a respeito da problemática da violência, exploração e abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes. Este é realizado com a rede de educação, pretendendo o atendimento à 120 unidades escolares.

É importante ressaltar que o Instituto tem em sua essenciência a formação continuada como ferramenta de trabalho, neste sentindo tem realizado capacitações de conselheiros tutelares e, candidatos aos conselho tutelar, como o Encontro realizado nos dias 22,23,24 e 25 de Agosto de 2011, em Presidente Prudente - SP, com o tema "Relacionamento do Conselho Estadual de Direitos e o Conselho Tutelar", como também participou do Ciclo Paulista de Capacitação de Conselheiros Tutelares em Setembro de 2011 com o Tema "A importância das Confências do Direitos da Criança e do Adolescentes para a garantia dos Direitos". Desde 2006 o Instituto é parceiro na formação dos Educadores Sociais que participam das Conferências Lúdica e Convêncional na Cidade de São Paulo. E é por acredita que a capacitação e formação dos profissionais envolvidos na Defesa e Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes que o Instituto Vida São Paulo, se propõe a fazer um estudo aprofundado do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes e seus atores, no Estado de São Paulo, com a formação dos atores que compõe esta rede.